Faz Diferença Usar Shampoo próprio pra cabelo colorido?

Ooi amores! Vocês não imaginam a saudade que eu tô de escrever sempre sobre coisas de cabelo. Não imaginam mesmo. Parei com essa melosidade toda, porque sou capricorniano haha.

Brincadeiras a parte, venho falar hoje uma coisa que tá fazendo uma puta diferença. Eu não sei se vocês me acompanham no meu Instagram (clique aqui pra seguir – vai abrir uma nova janela, então não se preocupe que você continuará com o post aberto). Aliás, me ajudem seguindo o meu Instagram, vai ajudar muito, a ter visibilidade no qual as marcas possam entrar em contato comigo pra eu testar coisas e mostrar pra vocês, porque por mais que eu tenha sumido daqui do blog, e dos posts relacionados a cabelo, continuo indicando e dando as minhas reais opiniões sobre os produtos. Então me segue lá, vai! Please.

(Nossa, fui colocar um gif divertidinho que eu sempre tinha o hábito de colocar, e não tem como mais 😥 #chateado)

Sessão mendigação acabada, vamos voltar ao foco…

Sempre vemos que as marcas possuem produtos específicos. O mais comum é de vermos produtos específicos por exemplo, pra pele oleosa, pele seca, pele normal… pele isso e pele aquilo. A mesma coisa é do cabelo. Tem produtos pra cabelos normais, oleosos, secos, ressecados, tingidos, alisados… e por aí vai.

O que acontece quando se tem uma pele oleosa e usa produtos de pele seca? Espinhas! Certo? Porque se você for sortudo/sortuda de ter uma pele seca, saiba que se nós que temos uma pele que mina óleo, se usarmos coisas pro seu tipo de pele, espinhas e cravos na certa!

Acontece da mesma forma com cabelos. Se você possui um cabelo oleoso, e usa um shampoo e condicionador super hidratante – feitos pra cabelos secos ou ressecados -, seu cabelo vai continuar engordurado, afinal os produtos pra cabelos secos são geralmente oleosos. Ou seja, seu cabelo vai ficar oleoso da mesma coisa, talvez até mais do que ficaria normalmente.

Outro exemplo, só pra fechar é a dos cabelos secos que usam shampoo – vou citar só ele porque é mais agressivo – pra cabelos oleosos. O shampoo vai funcionar como um antirresíduos pro cabelo seco. Vai bater, maltratar. Vai tirar o óleo, gordura que o coitado não tem e luta tanto pra ter e se manter saudável.

Agora, vamos pro foco principal do post: cabelos tingidos!

Bom, vou contar tudo mastigadinho, porque eu detesto ler as coisas e as pessoas não explicarem, ainda mais por post, que qualquer palavra pode ser interpretada de muitas formas. Ai tem coisas que ficam como mensagens subliminares.

Há mais ou menos uns 9, 10 meses, tingi meu cabelo de ruivo acobreado (novamente, inclusive se quiserem posso fazer mais posts sobre, porque eu reaprendi muitas coisas, quem é das antigas daqui do blog, sabe que já fui ruivo uns anos atrás e eu descobri muitas, agora então…)  e eu tenho o cabelo misto – raiz muito oleosa e pontas secas.

Antes eu usava um shampoo, o Tio Nacho. Inclusive se vocês futricarem meu canal no YouTube, um vídeo sobre favoritos de cabelo, eu até falo sobre ele lá. Quando eu tinha o cabelo com luzes, como não era no cabelo toooodo, era só em algumas pequenas mechas, meu cabelo continua oleoso, aí ele era perfeito. Inclusive usava o clareador, que era só amor, pois ele realçava o loiro, e ainda dava uma dourada no meu cabelo virgem, que não é muito escuro, só é muito acinzentado.

Eu percebia que ele limpava super bem, mas deixava meio ressecado, mas até aí tudo bem, já que era uma raiz oleosa, seria uma consequência ele ressecar. Além de dar uma desbotada legal na cor. Ah, isso depois que eu já havia me tornado ruivo. Dá uma passada no meu Insta pra você ver a cor do meu cabelo amores, vai que vocês gostem e querem ficar com a cor parecida!

Eis que eu percebo: pera, se meu cabelo tá desbotando super fácil, tá ficando muito ressecado, mesmo hidratando e cuidando super bem, é porque algo errado. E me lembrei que minha avó usava um shampoo da TRESemmé, pra cabelo quimicamente tratados, que era o Blindagem Platinum, e meu cabelo na época tinha luzes, ele ficava limpinho, cheiroso e ficava muito macio, não ficava estranho. Mas ok, ele deixava oleoso mais rápido porque como eu já disse, meu cabelo era mais virgem do que com luzes.

Ai voltando, eu percebi que além de desbotar mais fácil, tava muito ressecado. Ai pensei… mas eu pinto meu cabelo todo… ele está todo pintado, e todo mês eu faço minha raiz da cabeça inteira. Ele tá ressecado por causa da tintura na raiz inteira – inclusive até hoje, quando retoco, fico uns 2, 3 dias sem lavar o cabelo, porque segura super bem.

Eis que penso… se existe as coisas certas pra todos os tipos de cabelo, eu possuo os cabelos tingidos, então preciso de shampoo e condicionador próprios pra cabelos tingidos.

Fui pesquisar, e vi que eles possuem ativos na fórmula que ajudam a dar brilho – coisa que quem pinta o cabelo principalmente de cores claras sabem, eles perdem o brilho muito rápido -, proteger a cor, e claro, a restaurar o cabelo. Tudo simultaneamente. Pensa… cuidar do cabelo e proteger a cor! Tudo que quem pinta precisa na vida.

Fui nas Americanas, onde tem uma maior variedade de produtos de cabelo, e li as fórmulas dos produtos de cabelos tingidos, e todos tinham mesmo que o mesmo propósito: restaurar o fio que sofre de química – no caso a tintura – e manter a cor.

Levei um que me agradou mais e tava mais barato, porque gastei muito e preciso economizar com umas coisas, porque estamos em crise e tá foda hahaha.

Mas antes, perguntei pra uma amiga que gosta muito de cabelo e entende bastante do assunto também, além dela tingir o cabelo – mas no caso dela de preto. Ela me disse que fazia toda a diferença, que no caso dela que pinta os fios de preto, o cabelo sempre parecia que estava recém pintado, com o brilho fantástico, e isso é verdade. E que quando eu fosse usar, eu veria a diferença também.

Isso se dá porque esses shampoos, já que tem o intuito de ajudarem a não desbotarem a cor, não possuem sal na fórmula, e um monte de coisas que possuem nos outros shampoos, e que tudo que é meio proibido pros cabelos tingidos, nos produtos pra cabelos oleosos tem – o porque que o meu cabelo era super ressecado e desbotava.

E quando comprei o shampoo e o condicionador, no dia anterior eu havia retocado minha raiz e tonalizado, seria perfeito pra testar. Mas eu iria lavar o meu cabelo só depois de dois dias. Foi onde pedi pra minha avó que pinta o cabelo de preto usar, pra eu ver se o shampoo realmente reaviva a cor e dava esse tal brilho.

Gente… ela usou, o cabelo ficou parecendo que tinha sido hidratado e estava recém tingido, de tão brilhoso e com a cor tão intensa e vibrante! Eu amei o resultado no cabelo dela.

Eis que chega o dia de eu lavar o meu cabelo. Fui com medo, pois todas as vezes, nas primeiras lavagens, a espuma costuma sair alaranjada/avermelhada. E dessa vez, não saiu nenhuma cor! E usei o shampoo e condicionador. Não fiz nenhuma hidratação no dia pra testar, afinal meu cabelo estava meio ressecado porque estava recém tingido.

Além dele ter ficado super macio e soltinho, quando estava molhado ainda, vi que tinha parecido que havia acabado de fazer uma hidratação, mas nem tanto pela textura do cabelo, e sim pelo brilho. Seque e aconteceu a mesma coisa com minha avó: o cabelo estava num brilho da porra! E o mais fantástico: minha cor, estava intacta. Depois de umas duas lavagens que eu notei que começou a desbotar – coisa inevitável pra quem pinta o cabelo de ruivo. Mas mesmo assim, o desbotamento foi lento, comparado ao de antes.

Resumindo, cabelo tingido precisa de shampoo e condicionador pra cabelo tingido SIM! Seja oleoso, seco… Outros problemas, como ressecamento e coisas do tipo, a gente resolve com cremes de tratamento, que não alteram a cor, nem nada. Precisamos primeiro nos preocupar com o que abre nossas cutículas e fecha elas.

Então veja seu tipo de cabelo, e use as coisas de acordo com o que ele é e pede. Se mesmo assim é muito oleoso, vai uma dica: usa primeiro um shampoo pra cabelos oleosos na primeira lavagem só na raiz, e usa um pra cabelos tingidos na segunda, onde a espuma vai percorrer todo o comprimento.

E é noix que voa bruxão!!

Até o próximo post, e não deixem de me seguir no Insta hein?

Beijos de Luz!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s