MAQUIAGEM VENCIDA – Maquiagem tem prazo de validade?

Oi amores! Tudo bom? Bom, no post de hoje irei esclarecer algumas coisas que andam me perguntando e vivo isso diariamente: o uso da maquiagem vencida!

Pra muitos pode ser uma coisa medonha, do tipo: eu passar coisa vencida na cara? Mais é nunca! Mas pra mim, Jaci, é algo normal, porque eu usei maquiagem vencida durante um bom tempo e só fui ver que realmente estava vencida depois de meses usando, quase um ano.

Ai eu parei, refleti, e fui pesquisar, claro. Todos os sites, blogs… falavam que não podia, porque causaria alergias, acnes e dermatites, câncer… sim, já li isso. Depois de horas na pose da Nicki Minaj reflexiva, percebi que não tinha notado nenhuma diferença na cor, cheiro, textura, e muito menos em como ela se comportava na minha pele depois de ter vencido.

Isso aconteceu há dois anos atrás. Inclusive com uma base que tem resenha dela aqui no blog. E tô firme e forte usando ela diariamente, e uso inclusive em uma das áreas mais sensíveis do rosto: ao redor dos olhos, como corretivo. E uso no rosto todo também – às vezes, porque o tom dela é muito rosado, e fico um pouco laranja.

Você deve estar pensando: ok, entendi que não deu nada. mas e aí?

Bom amores, acontece que no Brasil, é obrigado as coisas terem prazo de validade. Já perceberam que as bases importadas, tipo M.A.C tem um número no fundo do vidro ou na embalagem, que geralmente vem acompanhado de um M – significa meses em inglês “Month” -. Por exemplo, se vem um 24M, significa que depois do produto ser aberto, É RECOMENDÁVEL que use a base em até 24 meses.

E alguns produtos não possuem a data de fabricação, como é aqui no Brasil, então pode ser que eles fiquem por muito tempo guardados. Talvez anos. Não sabemos ao certo.

E por quê vem essa recomendação? Às vezes o mau armazenamento, deixar a base aberta – irei focar em produtos de pele, que geralmente são os que mais dão problema por estarem em contato direto com a pele – pode causar uma proliferação de bactérias e fungos que SIM, PODEM DAR ALERGIAS.

Essa coisa de alergia é bem relativa, pois se a sua base estiver contaminada, pode dar alergia ou simplesmente você tem alergia a algum componente da fórmula, como parabenos. Aí cabe a você investigar e consultar seu dermato.

Lembrando que, aqui no Brasil, enquanto o produto está no prazo de validade, qualquer coisa que acontecer, é responsabilidade da empresa. Depois que o produto está vencido, a responsabilidade é sua. Pois eles “preverão” quando a base poderia causar reações diversas. Além do que já aconteceu comigo, dos produtos dentro da validade, mudarem a cor, cheiro e textura, em alguns casos isolados ou aconteceu isso tudo de uma vez.

Resumindo, EU observo como minha pele reage perante um produto vencido. Já aconteceu de me dar uma acne ou uma leve coceira e eu suspendi o uso, e parou – esse eu joguei fora, com o coração partido, mais joguei. E já aconteceu de não ter nada, onde eu continuei o uso. Então isso é muito relativo.

Deixe um comentário